DataLink
17/04/2017

Lewa Bombas

Sistema de Controle e Operação da dosagem de odorante para gás natural em gasoduto.

Instalações em funcionamento: Diversas distribuidoras de gás natural nos mais diversos estados brasileiros. Muitas delas com várias instalações e algumas com unidades móveis. O que é apresentado aqui: Uma solução completa de automação, inclusive com fotos do painel de controle (que neste exemplo é à prova de explosão), assim como do painel de alimentação. Serão mostradas algumas funcionalidades implementadas e um pouco do potencial ainda não aproveitado.

Mercado foco: O fabricante de bens de capital, equipamentos com grande valor agregado. A ideia é agregar muito mais valor ao equipamento do nosso parceiro. Oferecemos uma parceria duradoura, e para tanto, nos propomos a manter o sistema atualizado, agregando novas funcionalidades para que o produto do nosso parceiro esteja sempre à frente de sua concorrência. O exemplo aqui mostrado pode ser extrapolado a muitos outros tipos de equipamentos.

Forma de comercialização: A cada equipamento que o parceiro vende, a Onti vende um painel de controle com uma licença de uso do software. Isto nos impulsiona à frente. É a Onti que investe em inovações de software. Apenas quando há grande mudança nos softwares, faremos um orçamento à parte. Há ainda a possibilidade do contrato de manutenção, onde o cliente final conecta o equipamento à Internet e o resto os nossos softwares fazem.

Visualização remota de dados: O cliente final pode ver o estado atual, assim como o histórico, via web. Há duas formas para isto: 1. O site com os dados ficam no equipamento de controle e para ter acesso o equipamento deve estar disponível na internet. 2. O equipamento de controle envia os dados a um site na internet (núvem) e o cliente final acessa este site. Na segunda forma os dados ficam armazenados no equipamento de controle e no site. Na primeira o único local de armazenamento é a memória do equipamento de controle.

Painel de controle: A cada equipamento que o parceiro vende, a Onti vende um painel e uma licença de uso do software. Isto nos impulsiona à frente. É a Onti que investe em inovações. Apenas quando há necessidade de grande mudança nos softwares, faremos um orçamento à parte. Há ainda a possibilidade do contrato de manutenção, onde o cliente final conecta o equipamento à Internet e o resto, os nossos softwares fazem. Todos os resultados, registros, alarmes, etc., são mostrados através de um navegador.

Como na maioria dos casos o painel de controle de dosagem para Óleo&Gás, fica em área classificada com risco de explosão, ele é especial para isto e não pode ser operado pela tela sensível ao toque. Ela existe, mas está atrás de um vidro. Em vez disto a operação se dá através de dois botões.

Quando instalado em área segura, o painel é comum, em aço inox ou aço carbono e o frontal do controlador fica exposto para a operação e o software está totalmente operacional para isto, aliás é bem mais confortável.

002

Vista interna do painel à prova de explosão

Dispositivos conectados ao painel de controle: Bombas, válvulas, transmissores, sensores, chaves, etc..

Painel de alimentação: Não é o foco desta apresentação, mas neste caso que está servindo de exemplo, fornecemos também um painel de alimentação, com autonomia de 96h. A energia elétrica é gerada através de dois painéis solares e armazenada em duas baterias estacionárias. Dentro do painel de alimentação, junto das baterias, ficam os equipamentos para carga das baterias, seja por sol ou 220Vca (a unidade de odorização é móvel), assim como para a regulação da tensão de saída em 24Vcc, independente da tensão das baterias. Desta forma as baterias, duas em série, fornecerão quando bem carregadas uma tensão próxima de 27Vcc, mas a tensão que alimenta o painel de controle estará bem próxima de 24 Vcc. Neste painel de controle tomado como exemplo, as duas tensões são disponibilizadas via Modbus, além de serem mostradas no display.


003
Skid com o Painel de Controle


004
Painel de Alimentação

Foco no painel de controle: O controlador escolhido é mais do que um CLP.

PAC (Programmable Automation Controller) = PLC + PC industrial (c/Windows CE.NET 5.0)


005

006

ViewPAC (Viewable Programmable Automation Controller) = PLC + PC industrial (c/Windows CE.NET 5.0) + IHM


007

ViewPAC (Programmable Automation Controller) = PLC + PC industrial (c/Windows CE.NET 5.0) + Tela colorida sensível ao toque


008


009


010

Grande potencial de Integração e expansão


011
Hardware robusto

Características do controlador:

1. Tela LCD touch 5,7” colorida 640×480 pixels.

2. F1…F6 e touch não utilizados em aplicações Exd.

3. 03 slots p/cartões de E/S.

4. CPU: PXA270, 520 MHz.

5. SDRAM: 128 MB.

6. Flash interna: 96 MB.

7. Cartão microSD: 4GB. Pode ser até 32 GB.

8. SRAM: 512 KB (ñ volátil).

9. EEPROM: 16 KB.

10. RTC (Real Time Clock): Ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, e dias da semana.

11. Ethernet: RJ-45 x 1, 10/100 Base-TX (Modbus TCP/IP).

12. COM2: RS-485 e COM3: RS-232(Modbus/RTU).

13. USB x1 p/ mouse, pen-drive, alimentação de roteador, etc..

14. P3 p/ microfone.

15. P3 p/saída de áudio.

16. Alimentação: 10-30 Vcc.

17. 01 cartão de 16 E/S individualmente selecionáveis se entrada ou saída digital.

18. 01 cartão de 08 entradas analógicas em modo diferencial, com 14 bits de resolução.

19. 01 Slot reserva para mais um cartão de E/S digitais ou cartão de 04 saídas analógicas.