Sistema de supervisão para carregamento de vagões.

Descrição: Sistema de supervisão de enchimento e pesagem dos vagões. Acionamento e manipulação do sistema hidráulico. Gravação de históricos e alarmes.

Equipamento utilizado: O sistema é controlado por um PLC SLC500/04 da Allen Bradley. O supervisório utilizado foi o Elipse Windows rodando em um PC industrial.

Drive de comunicação entre SLC500 e balanças

Descrição: Drive para Módulo Basic do SLC500 que comunica com as balanças. Este drive traz o peso, a tara, o dg/dt e o status da balança.

Drive de comunicação entre SLC500 e Scanner Laser de proximidade da SICK PLS

Descrição: Drive para Módulo Basic (módulo especial com memória para interpretar linguagem C) do SLC500, para se comunicar com um scanner laser de posicionamento. O drive foi escrito em C e trazia para o SLC500 dados da posição do vagão em tempo real.

Software de pesagem dinâmica através de uma balança estática

Descrição: Software para pesagem ferroviária dinâmica. Este software foi desenvolvido para pesar uma composição de 204 vagões que são carregados com minério de ferro nas minas de Carajás. O grande desafio neste projeto era que a balança que já havia sido comprada era para pesagem estática e o trem precisava ser pesado em movimento. Através de sensores a posição de cada vagão é mapeada em relação a plataforma de pesagem, indicando o momento ideal para colher as amostras de peso.

Foi desenvolvido um algoritmo de correção para o peso obtido para se aproximar o máximo do peso estático do vagão. Os erros encontrados foram da ordem de 0,2%. Após a pesagem é gerado um relatório da composição, com peso dos trucks, peso do vagão, total carregado, médias, tempo de carregamento, etc.