Programa de testes de expansão e ruptura

Descrição: O programa controla o circuito hidráulico, através de válvulas solenóides, proporcionais e servo, que implementam rampa até a pressão pré-estabelecida (~350 bar), permanecendo assim por um tempo determinado, após o que uma rampa de despressurização leva o cilindro de fibra sintética até 0 bar. Os resultados deste teste são o volume expandido, à pressão máxima e o volume expandido residual. Através de uma interface homem-máquina (IHM) o operador pode determinar setpoints, operar o sistema em manual ou automático e acompanhar todas as etapas do teste até a aprovação ou reprovação do cilindro. No teste de ruptura, a pressão é elevada numa rampa controlada até que haja a ruptura do cilindro. O resultado deste teste é a pressão de ruptura do cilindro.

Equipamento utilizado: CLP PS306 Moeller, IHM 240 Moeller e circuito hidráulico RexRoth

Programa de teste de fadiga

Descrição: O programa controla o circuito hidráulico que implementa um número determinado de rampas de pressurização e despressurização no cilindro verificando sua resistência à fadiga. O programa ainda coleta as medidas de pressão obtidas nestas rampas em períodos determinados pelo operador e os armazena na memória do CLP. Conectado a um PC, o CLP transfere estes dados para o programa PS306 Sucom1 – Programa de Carregamento de Amostras os quais são lidos para análise e geração de históricos das rampas. Através de uma IHM o operador pode determinar setpoints, operar o sistema em manual ou automático e acompanhar todas as etapas do teste até a aprovação ou reprovação do cilindro.

Equipamento utilizado: CLP PS306 Möeller, IHM 240 Möeller e circuito hidráulico Rexroth e um PC para visualizar e armazenar os dados das análises.