Sistema de controle e supervisão de captação de água.

Descrição: A captação de água em poços profundos deve ser realizada segundo a capacidade do lençol freático de onde está sendo captado. Para determinar esta capacidade, é realizado um estudo geológico, onde são determinados a vazão máxima diária, mensal e anual dos poços. O SMI – Sistema de Monitoração Integrada tem por finalidade acompanhar o levantamento das vazões obtidas, gerar históricos que possibilitem aos geólogos as informações necessárias para o estudo do poço e até operar o poço por telemetria. É constituído de:

Sistema de supervisão e aquisição dos dados:
• Existe uma sala de supervisão central onde se encontra o PC de supervisão.A comunicação com os CLP’s se dá via modem ou RS 232 no caso de monitoração local em versão móvel do software que pode ser instalado em um notebook. Através deste sistema os alarmes de todos os poços podem ser monitorados, gerado histórico dos valores de produção, comandar os poços à distância entre outras facilidades.

Controlador Lógico Programável: O programa do CLP comanda um motor de até 1000cv que movimenta a bomba do poço. Monitorando a coluna d’água, o programa garante a captação correta da água sem prejudicar o lençol. O programa obedece aos horários de pico de consumo impedindo ou desligando o equipamento no horário estabelecido com a concessionária.
Os dados de testes realizados são armazenados no PLC para monitoração do supervisório ou local com um notebook. O programa pode ser operado totalmente em modo manual, sendo que sua operação é acompanhada em uma IHM.
Equipamento utilizado: PS4-201 da Moeller, software de supervisão Unisoft.